terça-feira

Ser adolescente é...

Escrevi esse texto para o trabalho de ciências da escola - o que, convenhamos, é bem melhor que montar um circuito gigante com os órgão do sistema digestório ou criar um teatro sobre células onde você é a mitocôndria, haha (ok, eu fui uma ótima mitocôndria).
P.S.: Taylor Swift, Colbie Caillat: obrigada por me fornecerem inspiração digna com suas canções. Das letras que falam sobre filhos, casamentos e Califórnia (yay!) à bailes do colegial, super estrelas e vingança. 
Eis aqui, uma eterna fã.
P.S. 2: Robert Pattinson: Ah, Rob, eu já te disse hoje que te amo, hein? Já, né. Eu sei.


Ser adolescente é...
Difícil. É, principalmente, viver em um mundo paralelo - onde os sonhos não admitem derrota; tudo é tão lindo e belo! "Quando um vestido bonito e uma cútis cetinosa parecem armas que vencem o Destino [trecho de "...E o vento levou", de Margaret Mitchell, página 76]." Ah, e como não! Ser adolescente é pensar no mundo! Consiste basicamente em achar que se pode conquistá-lo. Dar um jeito, consertar ali... E então dizer (ou melhor, berrar em alto e bom som): “Ei, eu estou aqui!”

Mas existem situações tão deliciosas! Me diga, em que outro momento da vida você poderá fazer o que faz na adolescência, sem ser taxado como louco ou infantil? Ser adolescente é ficar extremamente preocupado com seu corte de cabelo. Afinal, esse é um dos seus únicos problemas agora, criança! E então cortar o cabelo por conta própria. Perceber que ficou horrível e criar uma novela mexicana, como se isso realmente fosse uma mudança drástica. Ser adolescente é acordar às 11h15 da manhã e ainda ficar com sono. Pegar o trem errado, parar no lugar errado. Errar convulsivamente. Depois ouvir suas músicas preferidas o dia inteiro, até ter certeza de que seus tímpanos são como pilares de areia sustentando algo excessivamente pesado. Brigar com os pais, tentar fugir de casa. Perceber que você não sabe fazer comida e mudar de idéia. Fazer as pazes com seus verdadeiros heróis durante o intervalo da novela. Apesar das discussões, seu amor e admiração por eles cresce a cada nova aurora. Ser adolescente é desejar ter nascido em outro país para participar de bailes do colegial. E então tentar organizar um baile de colegial. Perceber que só você é o estúpido que gosta disso. É pedir privacidade e liberdade – mas mal sabemos que o que ela significa! Juventude é confusão, descoberta, fascínio. Tomar vergonha na cara – ou não! É lotar as paredes do seu quarto com pôsteres de ídolos que você julga serem os amores de sua vida. E aí você descobre como é se apaixonar (demasiado estranho!) – por alguém que nunca viu, tudo bem, mas... O que importa? Não dizem por aí que o amor é cego?

Mas ser adolescente também pode significar apaixonar-se “de verdade”. Por alguém de carne, osso, sangue e batimentos cardíacos. Não o personagem romântico do seu livro de cabeceira ou um ator hollywoodiano. Ser adolescente é ter certeza de que encontrou o garoto (a) da sua vida. Ensaiar falas, caras e bocas no espelho, passar horas com a cabeça enfiada no travesseiro imaginando diálogos futuros e inexistentes. Peculiaridades e complexidades de sua alma juvenil – que só pertencem e são entendidas por você. Ver seu tal grande amor todos os dias, mas precisar se controlar. Acordar e pensar em como ele é lindo. Só então, colocar sua maquiagem e rezar por um milagre.

É também querer ajudar; estar disposto a mudar tudo, todos os planos para ver alguém feliz. Porque a inocente e romântica visão de mundo da infância ainda não se perdeu – só espichamos um pouco no tamanho. Mas por que nos fazem acreditar que não somos capazes? Ora, a juventude ainda dará um jeito em tudo!

Talvez, ser adolescente seja saber que os lindos treze aninhos jamais voltarão. Mas tantas primaveras ainda estão por vir, criança! Não viveu ainda um terço das coisas que realmente merecem ser vividas. Entretanto, ser adolescente é não ter certeza do futuro. E logo, no futuro, amar nostalgicamente o passado. Ah, esse passado de atmosfera jovial sedenta por vida, manhãs de quinta-feira ensolaradas, grandes paixões e esperanças de sucesso. Os bons tempos em que você ainda era a pessoa mais legal do mundo...


The New York Girl still has sweet 13 years old, but suddenly... already 30!

3 comentários:

  1. Ops, a Garota de NY errou :) Entrou na conta da Española.
    Corrigindo: postado por Mariana!

    ResponderExcluir
  2. Mari,

    Quando comecei a ler seu texto fiquei aqui imaginando vc fazendo papel de mitocôndria, não podia ser outra organela senão esta, pois ela é responsável pela energia.... como vc...
    Amei seu texto. Acho que estou precisando mesmo de muitos textos sobre aborrecentes ops adolescentes...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Mari,
    espetacular....
    No papel, ser adolescente tomou uma forma encantadora..
    Divagando entre uma frase e outra, relembrei minha adolescência...
    Voce conseguiu me remeter a um tempo longíguo de uma forma encantadora.
    Amo voce filha.
    Mamys

    ResponderExcluir